Mente e Exercício Físico

RESUMO DO ARTIGO

Há cada vez mais estudos que apresentam uma associação positiva entre o exercício físico e a saúde mental, pois, este pode reduzir as respostas emocionais frente ao stress e a comportamentos neuróticos

| MENTE E EXERCÍCIO FÍSICO

Quando se trata de saúde, por vezes associamos essa saúde ao estereótipo de beleza, isto é, de manter a aparência saudável e o corpo bonito. Contudo, há diversos benefícios do exercício físico na saúde mental. É importante saber que todos esses benefícios têm a ver com a forma como os exercícios são realizados.

O exercício físico também gera alterações em todo o nosso organismo. Para compreendermos os benefícios do exercício físico, precisamos de falar do sistema nervoso.

O sistema nervoso é constituído por células específicas que são denominadas de neurônios. O processo de formação desses neurónios no cérebro chama-se de neurogénese.

A neurogénese induzida pelo exercício, leva a que os neurônios recém-produzidos tenham uma capacidade de plasticidade sináptica maior, ou seja, melhoram o conhecimento, a aprendizagem, a memória, a velocidade de processamento e de execução dos pensamentos. 

Outro fator que comprova os benefícios do exercício físico na mente, está relacionado com uma proteína segregada no cérebro e encontrada no sistema nervoso central e periférico – Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF, do inglês Brain-derived neurotrophic factor).

O BDNF é uma proteína que tem um papel importante no desenvolvimento do sistema nervoso, responsável por fatores como o desenvolvimento, a sobrevivência e a diferenciação neural e sinapses. Além disso, o BDNF possui um papel neuroprotetor das doenças neurodegenerativas e em casos de lesão cerebral.

Sabemos ainda que, o exercício físico pode gerar adaptações nas glândulas adrenais, diminuindo a secreção de cortisol, o hormona que ajuda a controlar o stress.

Durante a atividade física, o corpo também produz mais serotonina e endorfina, neurotransmissores relacionados à sensação de bem-estar e que ajudam a reduzir esse mesmo stress e ansiedade.

A falta de exercício físico ou a inatividade física é um fator de impacto muito grande na saúde mental de uma pessoa, pois, enquanto acontece a diminuição da autoestima e do bem-estar, acontece o aumento significativo do stress, da ansiedade e possivelmente da depressão. E, pessoas depressivas, são pessoas que manifestam forte propensão para desenvolver outro tipo de doenças.

Há cada vez mais estudos que apresentam uma associação positiva entre o exercício físico e a saúde mental, pois, este pode reduzir as respostas emocionais frente ao stress e a comportamentos neuróticos, tendo um impacto positivo na pessoa, acabando por se tornar um método eficaz na atenuação do desenvolvimento de doenças psicológicas.

Não menos importante, é também preciso escolher o profissional certo. Não basta fazer o exercício físico, é preciso que seja bem orientado e estruturado.

Equipa do PT Studio

Testes à COVID-19

Na Mais Clinic pode continuar a realizar o seu Teste à COVID-19 (Teste de Antigénio e/ou Teste PCR/PCR Express). Esclareça as suas dúvidas.