A Mais Clinic, clínica médica no Funchal focada em tratamentos de bem-estar, começou a realizar consultas de cessação tabágica, com vista ao acompanhamento especializado para quem quer deixar de fumar. Este é um tratamento disponibilizado no âmbito da Medicina Geral e Familiar, que será coordenado pela Dra. Helena Conceição, em colaboração com a enfermeira Susana Rodrigues, profissional com uma larga experiência na Região ao nível de tratamentos de cessação tabágica. O acompanhamento, que terá uma duração prevista de 3 meses por paciente, com consultas presenciais e por telefone, contará ainda com o apoio de outros especialistas do corpo clínico da Mais Clinic.
As consultas de cessação tabágica destinam-se a todos os fumadores que se encontrem motivados para deixar de fumar, ou que tenham sido encaminhados pelo seu médico para o efeito, os quais poderão, deste modo, contar com a equipa multidisciplinar da Mais Clinic, apta a orientá-los neste processo. Serão analisados, desde logo, o histórico de tentativas anteriores para deixar de fumar, recaídas, principais motivos e dificuldades, bem como os níveis de dependência de nicotina e o perfil do fumador ao nível de ansiedade, entre outros.
Segundo dados disponibilizados no Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo, da Direção-Geral da Saúde, 10% das mortes em Portugal todos os anos são devidas ao tabaco. Cerca de 20% da população adulta em Portugal admite fumar, sendo que, no caso da Madeira, 29,7% dos homens e 9,6% das mulheres admite consumo de tabaco diário ou ocasional.
O consumo de tabaco constitui a primeira causa isolada evitável de doença e de morte prematura nos países desenvolvidos, sendo, por isso, um dos mais graves problemas de saúde pública a nível mundial. Segundo a OMS, “o tabaco mata atualmente cerca de 7 milhões de pessoas todos os anos e poderá vir a matar mais de 8 milhões por ano, até 2030, se não forem intensificados os esforços de prevenção e controlo.”
O Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo reforça, deste modo, que “deixar de fumar é a melhor decisão que uma pessoa fumadora pode tomar para melhorar a sua saúde e a saúde dos que o rodeiam. As pessoas que deixam de fumar vivem em média mais 10 anos e reduzem para metade o risco de sofrer uma doença cardiovascular, quando comparadas com aquelas que continuam a fumar.” O risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC), de cancro da boca, do esófago ou do pulmão, e ainda de diversas doenças respiratórias, também baixa significativamente.