Especialidade médica que atua no diagnóstico e tratamento de vários problemas hormonais. A Endocrinologia está especialmente habilitada para tratar várias patologias, nomeadamente:
– Diabetes;
– Patologia da tiróide;
– Obesidade e distúrbios do metabolismo;
– Causas endócrinas de hipertensão arterial;
– Dislipidemias (ou seja, colesterol e/ou triglicerídeos elevados);
– Patologia da suprarrenal;
– Patologia da hipófise;
– Patologia relacionada com o metabolismo do cálcio;
– Patologia relacionada com as hormonas sexuais
Diabetes
Diabetes mellitus, ou simplesmente diabetes, é um grupo de doenças metabólicas em que se verificam níveis elevados de glicose no sangue durante um longo intervalo de tempo. Os sintomas da elevada quantidade de glicose incluem necessidade frequente de urinar aumento da sede e da fome. Quando não é tratada, a diabetes pode causar várias complicações. Entre as complicações agudas estão a cetoacidose, coma hiperosmolar hiperglicémico ou morte. Entre as complicações a longo prazo estão doenças cardiovasculares, acidentes vasculares cerebrais, doença renal crónica, úlceras no pé e retinopatia diabética.
A diabetes é o resultado quer de produção de quantidade insuficiente de insulina pelo pâncreas, quer pelas células do corpo que não respondem apropriadamente à insulina que é produzida. Existem três tipos principais de diabetes:
• A diabetes tipo 1 resulta da produção de quantidade insuficiente de insulina pelo pâncreas. Este tipo era anteriormente denominado “diabetes insulino-dependente”. As causas são desconhecidas.
• A diabetes tipo 2 tem origem na resistência à insulina, uma condição em que as células do corpo não respondem à insulina de forma adequada. À medida que a doença avança, pode também desenvolver-se insuficiência na produção de insulina. Este tipo era anteriormente denominado “diabetes não insulino-dependente”. A principal causa é peso excessivo e falta de exercício físico.
• A diabetes gestacional é a condição em que uma mulher sem diabetes apresenta níveis elevados de glicose no sangue durante a gravidez.
Patologia da tiroide
A tiróide é uma glândula que se localiza na região anterior do pescoço, à frente da traqueia e abaixo da “maçã de Adão”. A tiróide tem a forma de uma borboleta encontrando-se os 2 lobos (direito e esquerdo) unidos pelo istmo. O seu peso, em circunstâncias normais, é de apenas cerca de 25g.
Na MaisClinic temos um serviço completo, onde ao ser consultado, pode caso o especialista considere conveniente, ainda durante da consulta, pode ser efetuada uma Ecografia tiroideia.
Ecografia tiroideia
A ecografia é um exame não invasivo, inócuo e de fácil realização, que permite a avaliação morfológica e estrutural da tiróide, isto é:
• Permite saber as dimensões e os contornos da glândula e caracterizar as alterações estruturais, ou seja presença de nódulos, o seu número (um só nódulo ou vários?), dimensões, composição, se são sólidos ou líquidos (quistos) e a sua relação com as estruturas vizinhas.
• Através da ecografia é possível avaliar a presença de adenomegalias (gânglios aumentados de volume).
• A ecografia pode ser utilizada para orientar as punções aspirativas.
Distúrbios do metabolismo
Metabolismo é o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. O termo “metabolismo celular” é usado em referência ao conjunto de todas as reações químicas que ocorrem nas células. Estas reações são responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula e constituem a base da vida, permitindo o crescimento e reprodução das células, mantendo as suas estruturas e adequando respostas aos seus ambientes.
De um modo geral, os distúrbios metabólicos principais são:
- Obesidade: Um dos motivos pelos quais você pode ser a obesidade, está associada a problemas metabólicos. Certas doenças endócrinas podem levar à obesidade, como alterações da tiróide. Deve também notar-se que muitas pessoas tendem a ficar gordo por causa da genética.
- O hipertireoidismo ocorre porque a tiróide produz pouco hormona da tiróide. Produz taquicardia, perda de peso, nervosismo e tremores. A produção excessiva desses hormônios desencadear problemas de saúde graves.
- Hipotireoidismo: Ao contrário de distúrbio anterior, hipotireoidismo ocorre porque geram pouca hormona da tiróide. É uma doença grave que pode também causar o aparecimento de bócio. Se não for tratada, pode levar a hipotireoidismo cretinismo (uma doença caracterizada pela falta de desenvolvimento físico ou mental e é esteticamente desagradável). Além de ter baixos níveis de hormônios da tiróide pode provocar problemas mais graves, coma mixedematoso.
- Dislipidemia: Ocorre quando há uma perturbação do metabolismo da gordura. Às vezes, tem uma origem genética, e às vezes é causada por um estilo de vida sedentária, diabetes, doença renal ou hipotireoidismo, entre outros. Dislipidemia pode causar doenças do aparelho circulatório, acidente vascular cerebral ou relacionadas à aterosclerose.