Image is not available
Image is not available
Image is not available

Psicologia/Terapia de Grupo

Dermatologia

Dermatologia

Shadow
Slider

A Psicologia ou Terapia de Grupo é uma forma de terapia em que um grupo de indivíduos, cuidadosamente seleccionados, se reúne regularmente com um propósito terapêutico, sob a orientação de um terapeuta. 

NA MAISCLINIC

A PSICOLOGIA OU TERAPIA DE GRUPO PROCURA POTENCIAR O CRESCIMENTO PESSOAL E A CAPACIDADE DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

A QUEM SE DESTINA A TERAPIA DE GRUPO?

Os grupos são formados por indivíduos (crianças, adolescentes ou adultos), que partilham um problema ou preocupação em comum. Destina-se, por isso, a pessoas motivadas em reflectir sobre os seus sentimentos e comportamentos, bem como ouvir os dos outros. A Terapia de Grupo, de modo geral, trabalha as problemáticas de ansiedade, depressão, relacionamento interpessoal, entre outros.

VANTAGENS TERAPÊUTICAS DA TERAPIA DE GRUPO

85% dos indivíduos que participam deste processo terapêutico apresentam melhor compreensão e aceitação de si mesmos, maior competências interpessoais, cognitivas e comportamentais para lidar com os problemas.   

Na terapia de grupo estabelecem-se múltiplas relações que ajudam o indivíduo no crescimento e na resolução de problemas. 

O grupo estimula a não desistir e a olhar o outro como companheiro de aprendizagem permitindo ao indivíduo: sentir-se compreendido, bem como reconhecer que não se encontra sozinho nessa mesma luta, e aumentar o conhecimento e compreensão sobre o problema em comum. 

A terapia de grupo proporciona a oportunidade para os participantes melhorarem a capacidade de comunicar e se relacionar com os outros. A autoestima poderá ser desenvolvida pelo feedback e reflexões geradas em grupo.

Nas terapias de grupo, o terapeuta exerce forte influência nos padrões de comunicação do grupo modelando certos comportamentos, tais como: escuta ativa, responder sem julgar, oferecer apoio. Ao fim de algum tempo, os elementos incorporam estes comportamentos melhorando a autoestima e crescimento emocional.

A terapia de grupo proporciona um sentimento de pertença, aceitação e aprovação (necessidades humanas universais).

COM A PSICÓLOGA

DRª. KIM CAMACHO

PROCURAMOS COMPREENDER O PAPEL DAS FUNÇÕES MENTAIS NO COMPORTAMENTO INDIVIDUAL E SOCIAL

A função dos psicólogos é tentar compreender o papel das funções mentais no comportamento individual e social, estudando também os processos fisiológicos e biológicos que acompanham os comportamentos e funções cognitivas.

Na MAIS Clinic são estudados conceitos como percepção, cognição, atenção, emoção, inteligência, fenomenologia, motivação, funcionamento do cérebro humano, personalidade, comportamento,  relacionamentos interpessoais e o inconsciente.

O conhecimento psicológico da Drª. Isabel Rodrigues é construído segundo um método de avaliação e tratamento das psicopatologias, sendo também direcionado para a compreensão e resolução de problemas em diferentes camadas do comportamento humano. Aqui o papel da psicóloga é de terapêutico (como o aconselhamento psicológico), mas também de investigador científico em relação aos processos mentais e o comportamento.