Osteopatia

A Osteopatia é um sistema de avaliação e tratamento, com metodologia e filosofia própria, que visa restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais, agindo através da intervenção manual sobre os tecidos (articulações, músculos, fáscias, ligamentos, cápsulas, vísceras, tecido nervoso, vascular e linfático).

A Osteopatia é tão concreta, que é recomendada e incentivada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como prática de saúde. O corpo humano é um sistema capaz de se auto-regenerar, sendo o dever do osteopata eliminar os fatores que o impedem de funcionar de forma saudável. Assim, cientificamente a Osteopatia assenta na anatomia e simultaneamente recorre a uma visão holística.

Uma abordagem que integra a mente e o corpo, sendo que este acaba por curar-se a si mesmo desde que a sua mecânica interna esteja saudável.

O campo de tratamento da osteopatia é muito amplo pois ele abrange todo o corpo humano. Esta pode tratar as doenças mais frequentes, nomeadamente ciáticas, lombalgias, dorsalgias, cervicalgias, escolioses, hérnias discais e torcicolos. Podem ser tratados também entorses, tendinites, epicondilites, síndromes do túnel cárpico, dores nos ombros, problemas da articulação temporo-mandibular (ATM) e tensões e contraturas musculares.

A lista abrange ainda muito dos problemas decorrentes de acidentes de viação, quedas, fraturas ou cirurgias. A osteopatia pode ajudar a resolver também enxaquecas, dores de cabeça, problemas digestivos, insónias, depressão, vertigens, labirintite, sinusite, glaucoma, tensão pré-menstrual, obstipação, stress e problemas respiratórios. O osteopata não elimina apenas as consequências do problema.

Durante as consultas, procura sempre desvendar a razão do sintoma para poder curar o doente. Para isso, e utilizando as mãos como instrumento, recorre a variadas técnicas. Estas são as mais comuns:

TÉCNICAS ESTRUTURAIS (que visam reajustar uma articulação, mesmo se o seu deslocamento é mínimo e invisível nas radiografias)

TÉCNICAS MUSCULARES (que visam o tratamento dos músculos e tendões)

TÉCNICAS CRANIANAS (que são as mais subtis e que permitem tratar a totalidade do corpo partindo do crânio)

TÉCNICAS VISCERAIS (que tratam dos órgãos e das relações entre eles)

TÉCNICAS LINFÁTICAS E IMUNITÁRIAS (que visam o sistema linfático e o sistema imunitário)

TÉCNICAS FACIAIS (que trabalham sobre os tecidos faciais do corpo humano)

ÁREAS DE INTERVENÇÃO

Slider

A Osteopatia é um sistema de avaliação e tratamento, com metodologia e filosofia própria, que visa restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais, agindo através da intervenção manual sobre os tecidos (articulações, músculos, fáscias, ligamentos, cápsulas, vísceras, tecido nervoso, vascular e linfático).

NA MAISCLINIC

PROCURAMOS REEQUILIBRAR O ORGANISMO ATRAVÉS DE TÉCNICAS MANUAIS

O campo de tratamento Osteopatia é muito amplo pois abrange todo o corpo humano, podendo tratar as doenças mais frequentes (ciáticas, lombalgias, cervicalgias, escolioses, hérnias discais e torcicolos, síndromes do túnel cárpico, tensões ou contraturas musculares) como pode ajudar a resolver enxaquecas, problemas digestivos, insónias, problemas respiratórios ou outros.

Não interessa ao osteopata apenas a eliminação do sintoma, ele procura sempre a causa do sintoma para poder eliminar o problema e curar o doente.

É uma disciplina terapêutica que se interessa pelo organismo humano e os seus movimentos, procurando desbloquear as restrições de mobilidade que possam existir nos músculos, esqueleto, articulações, mas também dos órgãos internos e da parte sacrocraniana (do crânio ao osso sacro, no fim da coluna). Age no tratamento de várias doenças mas também na sua prevenção, sem recurso a medicamentos ou cirurgia. A osteopatia vê o organismo humano como um todo, onde tudo está relacionado e pode influenciar outros sistemas: por exemplo, o sistema articular, através do sistema neurológico pode influenciar a parte visceral, dos órgãos internos. Através de técnicas manuais, o osteopata procura reequilibrar o organismo.

COM A OSTEOPATA

DRª. INÊS ATAÍDE SILVA

A SUA ATENÇÃO É DEDICADA AO DOENTE E NÃO À DOENÇA

Na MAIS Clinic, a médica do doente, além de disponibilizar os seus conhecimentos nas várias especialidades clínicas, irá compreender todos os problemas clínicos e a sua inter-relação, definir as prioridades e de, em conjunto com o doente, definir o plano de actuação mais adequado e mais eficiente segundo as necessidades de cada doente.