Slider

A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento, os processos mentais e a relação entre eles em todo o domínio em que entram os comportamentos observáveis (correr, andar, falar, etc) assim como os não-observáveis (pensar, emocionar-se, etc).

NA MAISCLINIC

A PSICOLOGIA ESTUDA O COMPORTAMENTO E OS PROCESSOS MENTAIS DOS INDIVÍDUOS (PSIQUISMO)

A palavra PSICOLOGIA significa "estudo da alma"

psyché, “alma” + logia, “tratado”, “estudo”

A psicologia tem como objetivo imediato a compreensão de grupos e indivíduos tanto pelo estabelecimento de princípios universais como pelo estudo de casos específicos, e tem, segundo alguns, como objetivo final o benefício geral da sociedade. Um pesquisador ou profissional desse campo é conhecido como psicólogo, podendo ser classificado como cientista social, comportamental ou cognitivo.

É geralmente definida como o estudo científico do comportamento e dos processos mentais, isto é, estuda todos os actos e reacções observáveis, mas também processos como os sentimentos, as emoções e as representações mentais que não podem ser observadas directamente.

Em Psicologia, é necessário ter em conta os seguintes termos:

PSICOLOGIA

É a ciência que procura um conhecimento objetivo, baseado em factos empíricos, e ainda desempenha o papel de elo entre as ciências sociais (como a sociologia e a antropologia), as ciências naturais (como a biologia) e, mais recente, as áreas científicas (como as ciências cognitivas e as ciências da saúde).

COMPORTAMENTO

É a atividade de observação (de forma interna ou externa) dos “organismos” na procura de adaptação ao meio em que vivem.

INDIVÍDUO

Unidade básica de estudo da psicologia que, mesmo em grupo, este permanece no centro do estudo (ao contrário, por exemplo, da sociologia, que estuda a sociedade como um conjunto).

PROCESSOS MENTAIS

Estuda como a mente humana funciona – pensar, planeamento, tirar conclusões e sonhar. O comportamento humano não pode ser compreendido sem estes processos mentais.

COM A PSICÓLOGA

DRª. ISABEL RODRIGUES

PROCURAMOS COMPREENDER O PAPEL DAS FUNÇÕES MENTAIS NO COMPORTAMENTO INDIVIDUAL E SOCIAL

A função dos psicólogos é tentar compreender o papel das funções mentais no comportamento individual e social, estudando também os processos fisiológicos e biológicos que acompanham os comportamentos e funções cognitivas.

Na MAIS Clinic são estudados conceitos como percepção, cognição, atenção, emoção, inteligência, fenomenologia, motivação, funcionamento do cérebro humano, personalidade, comportamento,  relacionamentos interpessoais e o inconsciente.

O conhecimento psicológico da Drª. Isabel Rodrigues é construído segundo um método de avaliação e tratamento das psicopatologias, sendo também direcionado para a compreensão e resolução de problemas em diferentes camadas do comportamento humano. Aqui o papel da psicóloga é de terapêutico (como o aconselhamento psicológico), mas também de investigador científico em relação aos processos mentais e o comportamento.

A aplicação da psicologia na MAIS Clinic abrange várias áreas do comportamento humano, como a psicologia do trabalho (nos ambientes industriais ou organizacionais), psicologia da educação, psicologia do desporto, psicologia da saúde, psicologia do desenvolvimento, psicologia forense, psicologia jurídica, entre outras.

Na MAIS Clinic, a Drª. Isabel Rdodrigues é a profissional responsável pela elaboração e aplicação dos testes psicológicos e pela construção de escalas que procuram compreender os mais diversos processos mentais (atenção, memória, linguagem, inteligência, entre outros), para depressão, ansiedade, e para os mais diversos objetivos.